Notícias:

25

Abril

Tecnologias e debates sobre bebidas e alimentos garantem a diversificação da Envase Brasil | Brasil Alimenta 2016

Uma das maiores feiras dos segmentos do Brasil abre nesta terça-feira, 26 de abril, com ampla variedade em produtos e serviços

A 12ª edição da Envase Brasil | Brasil Alimente se inicia nesta terça-feira, 26 de abril, focando dois gigantes da economia nacional: alimentos e bebidas. Em 2016, a diversificação é o grande diferencial do evento que apresentará tecnologia, produtos e serviços nos segmentos de vinho e espumante, suco, refrigerante, cerveja, água mineral, cachaça e destilados, laticínios e derivados, além de novidades e equipamentos para a cadeia de alimentos. Mais de 30 palestras estão previstas paralelamente às feiras, assim como o 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios (Pmes Lácteas).

Até a próxima sexta-feira, 29 de abril, o Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves receberá em torno de 200 empresas expositoras de oito estados brasileiros e 12 países. Diariamente, a partir das 14h, os mais de 12 mil visitantes aguardados poderão conferir as novidades no setor de bebidas em geral e para a industrialização, processamento e abastecimento de alimentos, com ênfase nas embalagens e logística. A expectativa é que Envase Brasil | Brasil Alimenta possa gerar até R$ 100 milhões em negócios.

Vicente Puerta, presidente da Envase Brasil | Brasil Alimenta, enfatiza que a aposta neste ano é na diversificação. “A cada edição inovamos e em 2016 estamos muito felizes por agregarmos tantos setores e segmentos o que nos permite dizer que a Envase Brasil | Brasil Alimenta está preparando o que há de melhor para receber os visitantes. Neste ano também nossa grade de palestras foi muito bem preparada por meio de profissionais das diversas áreas de alimentos e bebidas, afinal tecnologia e negócios envolvem o conhecimento”, comenta.

Para a realização da 12ª Envase Brasil | Brasil Alimenta foram firmadas importantes parcerias para desenvolver um programa de ações que possibilitem o alinhamento profissional e focado na geração de relacionamentos e negócios antes, durante e pós-evento. Estão sendo desenvolvidas ações com as seguintes entidades: Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe); Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul (Apil RS); Associação Gaúcha de Empresas Envasadoras de Água Mineral (Agedam); Sindicato da Indústria da Alimentação de Bento Gonçalves (Sindal BG); Sindicato das Empresas de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (Segh); Prefeitura de Bento Gonçalves e Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Encontro Produtor 2016

Antes mesmo da abertura oficial da Envase Brasil |Brasil Alimenta, o Encontro Produtor 2016 iniciará no dia 26 de abril, a partir das 14h. Representantes de agroindústrias (produções artesanais certificadas) e produtores de sucos e vinhos coloniais estarão reunidos para debater ações e estratégias de desenvolvimento de mercado. A Embrapa, Ibravin, Emater, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo e Sebrae RS são parceiros do evento.

Durante a tarde uma série de cases e palestras com os mais diversos temas de interesse para o setor serão ministradas. ‘A agricultura orgânica na Serra Gaúcha’, por meio do case da Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (Coopeg) será apresentado por Jorge Mariani, produtor, técnico enólogo, coordenador geral do Núcleo Serra da Ecovida e conselheiro de Ética da Coopeg. Já Ricardo Antônio Rotta, diretor da H2Orta, tratará ‘A criatividade impulsionando o agronegócio’; Ricardo Edson Fritsch, presidente  da Coopernatural (Cooperativa Vida Natural), abordará o tema ‘Desenvolvimento Agroindustrial Sustentável através da produção orgânica na pequena propriedade’; ´O Empoderamento na cadeia produtiva da propriedade ao consumo´ será o tema de Ernesto Kasper, agricultor e sócio fundador da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus).

2ª Conferência de Segurança de Alimentos

A 2ª Conferência Internacional de Segurança de Alimentos acontecerá no dia 27 de abril, a partir das 14h. A segurança de alimentos é uma preocupação mundial e não apenas para a proteção da saúde do consumidor, mas também para o comércio local ou internacional. Portanto, as organizações buscam se adaptar ao novo cenário, tendo como desafio principal das empresas brasileiras encontrarem soluções para garantir qualidade, segurança e credibilidade. São parceiros do evento Simpli, Konrad, Sindal BG, SHRBS, Revista Alimentos & Bebidas e S.I.A.RS.

Durante o evento estão previstas curtas apresentações de até 18 minutos que abordarão temas atuais e relevantes para o setor. Confira abaixo as palestra da 2ª Conferência de Segurança de Alimentos:

Palestrante:
- Dra. Caroline Vaz - Promotora de jusitça do MP/RS - ´Direito do consumidor à segurança de alimentos e responsabilidade civil do fornecedor’;
- Roberta Fogliatto Mariot - Engenheira de Alimentos - ‘Design Higiênico de Equipamentos – vantagens, normas, legislações e exemplos’;
- Sérgio Konrad - Diretor da Konrad Negócios - ‘As oportunidades da ecoeficiência – estudo de caso em vinícolas’;
- Leandro Faccin - Gerente de Desenvolvimento e Qualidade da Chandon Brasil - ‘As ferramentas da qualidade no Sistema Integrado ISO 9001 e ISO 22000 da Chandon Brasil’;
- Nilson Gasconi - Assessor de soluções e negócios da GS1 Brasil - ‘Rastreabilidade como Segurança do Alimento – estudo de caso do Melão Rei’;
- Áurea Binz - Fundadora e presidente da Foco Empreendedor - ‘Caminhos profissionais: empresas e pessoas contribuindo com uma educação empreendedora;
- Linéia Silva Espindula - Sales specialist da Totvs - ‘Ganhos ao gerir processos e documentos eletronicamente’;
- Silvia Berenguer - Diretora da Simpli – Inteligência em Gestão - ‘Estamos entendendo as exigências?’;
- Leonardo Machado - Gerente de estratégia de mercado da Apex Brasil - ‘Estamos conquistando os mercados de alimentos e bebidas nos Estados Unidos?’;
- Valéria Guerra - Auditora líder da DNV GL -  ‘Estamos aptos a atender as exigências da GFSI – Global Food Safety Iniciative?’;
- Cláudio Soave - Engenheiro de aplicação da Águia Inox - ‘Desenvolvimento, construção e fabricação de equipamentos atendendo padrões sanitários’.

3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios

O 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios acontecerá concomitantemente à Envase Brasil |Brasil Alimenta. Na noite de 26 de abril será realizada a abertura com a presença de comitivas de várias regiões do Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Paraguai, Peru, Costa Rica e Equador.

Nos dias 27 e 28 de abril serão realizadas atividades como conferências técnicas e de gestão empresarial com palestrantes de destaque nacional e internacional, visitas técnicas, reuniões de negócios, degustação de queijos e produtos lácteos de mais de 30 empresas da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul (Apil/RS) e harmonizações de queijos com vinhos, espumantes, cervejas artesanais e cachaças no Espaço Queijos & Cia. Também estão previstos workshops com profissionais do Instituto Mexicano do Queijo e Jurados do World Cheese Awards.

Formam a base institucional do trabalho as seguintes entidades: Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul (Apil RS), Asociación de Pequenãs y Medianas Industrias Láctes a la Cuenca Lechera Argentina (Apymel), Asociación Uruguaya de Pymes Lácteas (Aupyl) entre outros. São esperados 350 representantes de pequenas e médias indústrias de laticínios. O evento tem a parceria da Apil/RS e o Portalechero.com.

Envase Experience

Nos dias 28 e 29 de abril a Envase Brasil apresentará o programa Envase Experience e reunirá a experiência e a inovação na voz de palestrantes representantes de setores e segmentos das indústrias de bebidas, trazendo cases e relatos da história de vida de quem faz o dia a dia do setor de bebidas no Brasil e no mundo.

O Envase Experience tem como parceiros as entidades: Abrabe, Ibravin, Revista Engarrafador Moderno e Revista da Cerveja e terá vagas limitadas aos participantes.

O dia 28 será dedicado às cervejas e, para isso, o Falando de cerveja trará mestres cervejeiros renomados e premiados e demais profissionais da área. Já estão confirmados Leonardo Sewald, mestre cervejeiro e diretor de operações da Cervejaria Seasons, com o tema ‘A criatividade a serviço da indústria cervejeira’; Rodrigo Ferraro, mestre cervejeiro e sócio-proprietário da Irmãos Ferraro Microcervejaria, que tratará sobre ´Como empreender em tempos de "oportunidades´.

Marcus Dapper, mestre cervejeiro e docente em Tecnologia Cervejeira que abordará ‘Busca por Conhecimento: a 'nova onda' da cerveja artesanal no Brasil’; Leo Sassen, cervejeiro artesanal desde 2004, fundador da Acerva Gaúcha, juiz de cerveja falará sobre ‘As micro-cervejarias do Rio Grande do Sul no começo do século XX’. Pedro Moreira, presidente da Abralog tratará ‘Sistema de Pooling de paletes’; e Flavio José Mori, especialista de tecnologia de processo da Krones do Brasil Ltda, apresentará ‘Soluções para microcervejarias’.

No dia 29, o setor vinícola será contemplado com o Falando de vinhos e espumantes. Os palestrantes são Valter José Pötter, diretor proprietário da Estância Guatambú trará o case ‘Vinícola Guatambú: do Sonho à sustentabilidade’. Adolfo Lona, sócio enólogo da vinícola Vinhos e Espumantes Adolfo Lona, abordará ‘Os espumantes no Brasil: Breve histórico, evolução, perspectivas futuras’; o diretor técnico de Enologia do Grupo Famiglia Valduga, Daniel Dalla Valle, falará sobre ‘O sucesso dos espumantes no Grupo Famiglia Valduga. A consagração do terroir brasileiro’. Phillipe Mevel, diretor de produção da Chandon no Brasil, destacará ‘Chandon no Brasil: 40 anos de paixão pelas borbulhas’; Rogério Oliva, diretor de relacionamento da Abad, abordará ‘Oportunidade de negócios no canal indireto – varejo independente’; e Daniel Asp Souza, industry leader de bebidas da Nielsen Brasil, trará ‘Tendências do mercado de bebidas e o consumidor brasileiro’.

Espaço Queijos & Companhia

Em conjunto com a Apil RS e demais parceiros a Envase Brasil | Brasil Alimenta apresenta o Espaço Queijos & Cia. Trata-se de quatro eventos que permitirá a apresentação e degustação de queijos e demais produtos das indústrias associadas à Apil. Diariamente, serão promovidas degustações harmonizadas com vinhos, drinks, cervejas e espumantes. A ação pretende reunir o trade gastronômico dos segmentos de industrialização de alimentos, restaurantes, supermercadistas, armazéns especializados, hotéis e refeitórios industriais.

As degustações acontecerão diariamente das 17h30 às 20h no Espaço Apil. No dia 26, após a abertura oficial do evento, o espaço recepcionará os convidados para degustação de queijos e vinhos. No dia 27 serão proporcionadas experiências por meio de queijos harmonizados com destilados. No dia 28 a degustação será de queijos e cervejas e no dia 29 a vez dos queijos e espumantes.

Atividades paralelas

A Envase Brasil/Brasil Alimenta também agregará atividades paralelas de entidades que aproveitarão o momento para reunir seus associados. A Associação Gaúcha de Envasadores de Água Mineral (Agedam) estará presente ao evento para realizar o 2º Seminário Gaúcho de Águas Minerais, no dia 27 de abril, quando reunirá associados das indústrias e profissionais interessados no assunto.
Da mesma forma, a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) pretende reunir na Serra Gaúcha os principais associados para oportunizar o acesso à Envase Brasil/Brasil Alimenta e o relacionamento com expositores de tecnologia, produtos e serviços para as indústrias de bebidas. No dia 28 de abril fará sua reunião de Posse do Conselho Deliberativo para a gestão 2016/2018. Ainda no dia 28 de abril, a Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul fará sua reunião mensal no espaço dentro da feira.

Para obter mais informações sobre a Envase Brasil | Brasil Alimenta e inscrições acesse www.envasebrasil.com.br

PROGRAMAÇÃO GERAL

26 de abril
14h- Abertura dos pavilhões para visitação da Envase Brasil | Brasil Alimenta
14h30 – Encontro Produtor – Inovando para superar!
17h30 – Apresentação do Salão do Azeite Gaúcho no estande Seapa/RS
19h – Cerimônia de abertura da Envase Brasil | Brasil Alimenta e do 3º Encontro Latino-americano de Pymes Lácteas
20h30 – Coquetel de abertura no espaço Queijos & Cia
21h – Encerramento da visitação aos pavilhões

27 de abril
9h - 3º Encontro Latino-americano de Pymes Lácteas
10h – Assembleia da Associação Gaúcha de Envasadores de Águas Minerais (Agedam)
14h – Abertura dos pavilhões para visitação da Envase Brasil | Brasil Alimenta
14h30 – 2ª Conferência de Segurança de Alimentos – Entenda as exigências e conquiste os mercados
14h30 – Rodada de Negócios Sebrae
17h – Degustação temática com drinks e destilados no espaço Queijos & Cia; Apresentação dos produtos Apil/RS a convidados dos setores de hotéis, bares, restaurantes, cozinhas industriais, supermercados e outros
21h – Encerramento da visitação aos pavilhões

28 de abril
9h - 3º Encontro Latino-americano de Pymes Lácteas
10h – Assembleia da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe)
14h – Abertura dos pavilhões para visitação da Envase Brasil | Brasil Alimenta
14h30 – Envase Experience – Falando de Cerveja
16h - reunião mensal da Apil no espaço de Rodada de negócios
17h – Degustação temática com cervejas no espaço Queijos & Cia; Apresentação dos produtos Apil/RS a convidados dos setores de hotéis, bares, restaurantes, cozinhas industriais, supermercados e outros
21h – Encerramento da visitação aos pavilhões

29 de abril
9h – Gira técnica do 3º Encontro Latino-americano de Pymes Lácteas
14h – Abertura dos pavilhões para visitação da Envase Brasil | Brasil Alimenta
14h30 – Envase Experience – Falando de vinho espumante
17h – Degustação temática com espumante no espaço Queijos & Cia; Apresentação dos produtos Apil/RS a convidados dos setores de hotéis, bares, restaurantes, cozinhas industriais, supermercados e outros
21 – Encerramento da Envase Brasil | Brasil Alimenta 2016

Vídeos do YouTube:

Confira nosso canal

Parceiros:

Parceiros de mídia:

Hotel Oficial:

Montadora:

Realização:

Estamos aguardando você na
Envase Brasil. Faltam ainda:

120

dias

20

horas

20

minutos

20

segundos

Venha para a Envase Brasil e
faça o seu negócio girar.